ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Infantil: de 2 a 5 anos.
Ensino Fundamental: de 6 a 10 anos.

O Pentágono entende que a chegada da criança ao primeiro ano do Ensino Fundamental, causa inúmeras ansiedades para os pais e, principalmente, para a criança. Nessa fase surge a vontade de aprender, descobrir e conhecer, acompanhadas de algumas inseguranças, questionamentos e incertezas.

Nessa fase rica da infância, a criança se caracteriza pelo alto grau de imaginação, curiosidade e pelo desejo de aprender, utilizando como recurso natural na construção de sua autonomia e identidade, as suas brincadeiras. Nessa fase, também, criança já pode simbolizar e compreender o mundo, estruturar seus pensamentos e fazer uso das múltiplas linguagens. No Pentágono Kids, especialmente em relação aos primeiros anos do Ensino Fundamental (Ciclo I), os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e nos conhecimentos que constituem a base fundamental da formação educacional da criança. Paulatinamente a criança terá acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para a vida em sociedade.

AÇÕES PEDAGÓGICAS:

O Pentágono Kids estabeleceu os seguintes princípios norteadores das ações pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental:

  • Éticos:da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
  • Políticos:de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática e da preservação dos recursos ambientais;
  • Estéticos:da valorização da sensibilidade juntamente com a racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira e da construção de identidades plurais e solidárias.

 

O QUE A CRIANÇA APRENDE NO PENTÁGONO KIDS

Uma criança bem estruturada consegue enfrentar as adversidades da vida de uma forma muito melhor.

A criança, nessa fase escolar, aprende a se situar no espaço da escola e da sala de aula e desenvolve a coordenação motora, a linguagem e a sociabilidade, além de entrar em contato com conceitos de leitura, escrita, ciências, matemática e artes, dentre outros conteúdos.

Função da Escola

  • O foco do Colégio Pentágono é transmitir a formação e a educação em termos de conhecimentos culturais, sociais e éticos.
  • A meta do Pentágono Kids é preparar o estudante para a conquista da autonomia, da identidade pessoal e formação. Assim acontece a construção do conhecimento, qualificando-o para a cidadania, preparando-o para a continuidade dos estudos e para a vida.
  • O papel da escola na educação não é tomar para si toda a responsabilidade do desenvolvimento do estudante mas, sim, auxiliar os pais nesse processo. Quando escola e família agem juntos, é bem maior a chance do estudante tornar-se mental e emocionalmente saudável.
  • Se cada instituição, família e escola, desempenharem seu papel de maneira correta, certamente será bem mais fácil gerenciar o futuro.

 

COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

Ao final do Ensino Fundamental, o estudante será capaz de:

  • Desenvolver a capacidade de aprender a fim de desenvolver com eficácia as competências da leitura, da escrita e do cálculo.
  • Compreender o ambiente natural, social, político, das artes, das tecnologias e dos valores que fundamentam a sociedade.
  • Adquirir instrumentos e conhecimentos a fim de construir uma visão crítica de mundo.
  • Fortalecer os vínculos com a família e com a comunidade, vislumbrando a solidariedade e a tolerância.

 

O QUE O PENTÁGONO KIDS OFERECE

Orientação Educacional

Os estudantes têm a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos utilizando os recursos do departamento de Orientação Educacional. Com atuação focada em favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família, observando posturas e sentimentos do estudante diante do ambiente escolar e reconhecendo aspectos que possam prejudicar o seu desempenho estudantil; por outro lado, o Orientador Educacional também indicará caminhos e ações que poderão contribuir para o ideal aprendizado do estudante.

Acompanhamento Psicopedagógico:

A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar. Através de observação e investigação, junto aos professores e à família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso isso se faça necessário.

Educação Financeira:

Por meio da educação financeira, o estudante desenvolve competências fundamentais que o tornam capaz de lidar com questões financeiras, sempre com segurança e consciência. O projeto está dividido em seis eixos temáticos: família, diversidade, sustentabilidade, empreendedorismo, Autonomia e Cidadania. As atividades propostas trabalham questões-chave para o equilíbrio financeiro, como: orçamento familiar, pesquisas e comparações de preços, discernimento entre gastos necessários e supérfluos, importância de poupar e outros temas.

Material Didático:

O Colégio Pentágono adota o Sistema Etapa de Ensino, o mais forte e melhor estruturado do país. O Sistema Etapa destaca-se pela abrangência de conteúdo e pela adequação às novas e crescentes exigências de conhecimento impostos pela sociedade atual.

Portal:

O Portal é uma ferramenta de extrema importância na ligação entre família e escola, proporcionando o acompanhamento diário da rotina escolar do estudante. Por meio de login e senha, os responsáveis pelo estudante podem se inteirar das atividades realizadas durante o período em que a criança permaneceu na escola, além de conhecer a situação do estudante com relação à absorção de conteúdos e interação com colegas.