Primeiro Ano

Para o Colégio Pentágono, a partir do sexto ano de vida, a criança apresenta características que a distingue das de outras faixas etárias, sobretudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento e o desejo de aprender aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar. É justamente nesta etapa que ela apresenta grandes possibilidades de simbolizar e compreender o mundo, estruturando seu pensamento e fazendo uso de múltiplas linguagens. Esse desenvolvimento possibilita à criança participar de jogos que envolvam regras e se apropriar de conhecimentos, valores e práticas sociais construídos na cultura. Nessa fase, a criança vive um momento crucial de sua vida no que se refere à construção de sua autonomia e de sua identidade. Há também o estabelecimento de laços sócio-afetivos e a construção de seus conhecimentos na interação com outras crianças da mesma faixa etária, bem como com adultos com os quais se relacionam.

Para a criança que ingressa no primeiro ano do Ensino Fundamental, o Pentágono Kids divide o currículo em duas partes:

Parte I – Base Nacional Comum
Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais.
Componentes curriculares Horas/aulas semanal Horas/aulas anuais
Língua Portuguesa 6 horas 280 horas
Meio Ambiente 2 horas 80 horas
Ciências 2 horas 8 horas
Matemática 5 horas 240 horas
Educação Física 1 hora 40 horas
Artes e Música 1 hora 40 horas
Base Nacional Comum: total 17 horas 680 horas

 

Parte II – Parte Diversificada
Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal.
Componentes curriculares Horas/aulas semanal Horas/aulas anuais
Inglês 1 hora 40 horas
Complementos de Matemática 1 hora 40 horas
Complementos de Ciências e Informática 1 hora 40 horas
Atividade Lúdica/ Jogos Dirigidos 2 horas 80 horas
Recreação 2 horas 80 horas
Ética e Cidadania 1 hora 40 horas
Base Nacional Comum: total 8 horas 320 horas

 

Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes.

Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado 1000 horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo:

1º Ano do Ensino Fundamental Horas/aulas semanal Horas/aulas anuais
Base Nacional Comum 17 horas 680 horas
Parte Diversificada 8 horas 320 horas
Total da carga horária 25 horas 1000 horas
Segundo Ano

No Pentágono Kids , o segundo ano do Ensino Fundamental tem seu currículo dividido em duas partes:

Parte I – Base Nacional Comum
Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais.
Componentes Curriculares Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Língua Portuguesa 5 horas 200 horas
História 2 horas 80 horas
Geografia 2 horas 80 horas
Ciências 2 horas 80 horas
Matemática 5 horas 200 horas
Educação Física 1 hora 40 horas
Artes e Música 2 horas 80 horas
Base Nacional Comum: Total 19 horas 760 horas

 

Parte II – Parte Diversificada
Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal.
Componentes Curriculares Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Inglês 2 horas 80 horas
Espanhol 1 hora 40 horas
Ética e Cidadania 1 hora 40 horas
Avaliação Continuada 2 horas 80 horas
Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas

 

Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes.

Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado 1.000 horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo:

 

2º. Ano Ensino Fundamental Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Base Nacional Comum 19 horas 760 horas
Parte Diversificada 6 horas 240 horas
Total da Carga Horária 21 horas 1.000 horas
Terceiro Ano

No Pentágono Kids, o terceiro ano do Ensino Fundamental tem seu currículo dividido em duas partes:

Parte I – Base Nacional Comum
Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais.
Componentes Curriculares Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Língua Portuguesa 5 horas 200 horas
História 2 horas 80 horas
Geografia 2 horas 80 horas
Ciências 2 horas 80 horas
Matemática 5 horas 200 horas
Educação Física 1 hora 40 horas
Artes e Música 2 horas 80 horas
Base Nacional Comum: Total 19 horas 760 horas

 

Parte II – Parte Diversificada
Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal.
Componentes Curriculares Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Inglês 2 horas 80 horas
Espanhol 1 hora 40 horas
Ética e Cidadania 1 hora 40 horas
Avaliação Continuada 2 horas 80 horas
Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas

 

Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes.

Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado 1.000 horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo:

 

3º. Ano Ensino Fundamental Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Base Nacional Comum 19 horas 760 horas
Parte Diversificada 6 horas 240 horas
Total da Carga Horária 21 horas 1.000 horas
Quarto Ano

No Pentágono Kids , o quarto ano do Ensino Fundamental tem seu currículo dividido em duas partes:

Parte I – Base Nacional Comum
Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais.
Componentes Curriculares Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Língua Portuguesa 5 horas 200 horas
História 2 horas 80 horas
Geografia 2 horas 80 horas
Ciências 2 horas 80 horas
Matemática 5 horas 200 horas
Educação Física 1 hora 40 horas
Artes e Música 2 horas 80 horas
Base Nacional Comum: Total 19 horas 760 horas

 

Parte II – Parte Diversificada
Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal.
Componentes Curriculares Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Inglês 2 horas 80 horas
Espanhol 1 hora 40 horas
Ética e Cidadania 1 hora 40 horas
Avaliação Continuada 2 horas 80 horas
Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas

 

Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes.

Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado 1.000 horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo:

 

4º. Ano Ensino Fundamental Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Base Nacional Comum 19 horas 760 horas
Parte Diversificada 6 horas 240 horas
Total da Carga Horária 21 horas 1.000 horas
Quinto Ano

No Pentágono Kids , o quinto ano do Ensino Fundamental tem seu currículo dividido em duas partes:

Parte I – Base Nacional Comum
Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais.
Componentes Curriculares Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Língua Portuguesa 5 horas 200 horas
História 2 horas 80 horas
Geografia 2 horas 80 horas
Ciências 2 horas 80 horas
Matemática 5 horas 200 horas
Educação Física 1 hora 40 horas
Artes e Música 2 horas 80 horas
Base Nacional Comum: Total 19 horas 760 horas

 

Parte II – Parte Diversificada
Enriquece e complementa a base nacional comum, prevendo o estudo das características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da comunidade escolar. Está organizada em temas gerais, em forma de componentes curriculares, para serem desenvolvidos de forma transversal.
Componentes Curriculares Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Inglês 2 horas 80 horas
Espanhol 1 hora 40 horas
Ética e Cidadania 1 hora 40 horas
Avaliação Continuada 2 horas 80 horas
Parte Diversificada: Total 6 horas 240 horas

 

Vale destacar que esta divisão é apenas didática, uma vez que a base nacional comum e a parte diversificada não podem se constituir em dois blocos distintos, com componentes curriculares específicos para cada uma dessas partes.

Portanto, durante o ano letivo, a criança terá totalizado 1.000 horas de estudos em sala de aula, conforme abaixo:

 

5º. Ano Ensino Fundamental Horas/aula Semanais Horas/aulas Anuais
Base Nacional Comum 19 horas 760 horas
Parte Diversificada 6 horas 240 horas
Total da Carga Horária 21 horas 1.000 horas

A partir do sexto ano de vida, a criança apresenta características que a distingue das de outras faixas etárias (que outras faixas?), sobretudo pela imaginação, a curiosidade, o movimento e o desejo de aprender, aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar. É justamente nesta etapa que ela apresenta grandes possibilidades de simbolizar e compreender o mundo, estruturando seu pensamento e fazendo uso de múltiplas linguagens. Esse desenvolvimento possibilita à criança participar de jogos que envolvam regras e também se apropriar de conhecimentos, valores e práticas sociais construídos na cultura. Nessa fase, a criança vive um momento crucial de sua vida no que se refere à construção de sua autonomia e de sua identidade ao estabelecimento de laços sócio-afetivos e à construção de seus conhecimentos na interação com outras crianças da mesma faixa etária, bem como com adultos com os quais se relaciona.

Para a criança que ingressa no primeiro ano do Ensino Fundamental, o Pentágono Kids concebeu um currículo dividido em duas partes, como segue.

Parte I – Base Nacional Comum

Conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas  instituições produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e corporais; na produção artística; nas formas diversas e no exercício da cidadania e nos movimentos sociais.

CONHECENDO UM POUCO MAIS 

Coordenação motora

O estudante desenvolve as coordenações motoras grossa e fina. Com a primeira, é possível localizar as diferentes partes do corpo, bem como situá-lo no espaço. A criança aprende a controlar, por exemplo, a velocidade do andar e se familiariza com conceitos como “em cima/embaixo”, “esquerda/direita” e “frente/trás”. A coordenação fina é desenvolvida quando a criança começa a trabalhar com materiais pequenos, tais como massinha e giz grosso. O estudante faz o “movimento de pinça” com as mãos e, com isso, chega ao uso do lápis. A organização do espaço e do tempo também contribui para esse aprendizado do controle do corpo.

Letramento

O estudante do 1º ano do Ensino Fundamental aprende conceitos de letramento, estabelecendo contato com o universo da escrita e aprende, por exemplo, como são as letras.  Também percebe que a leitura se dá da esquerda para a direita e de cima para baixo. Ele pode até sair desta etapa lendo e escrevendo. Destaca-se que a alfabetização deve ocorrer no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental.

Conteúdos

O Pentágono Kids trabalha conteúdos de ciências, matemática e artes, dentre outros. Esses conteúdos são adaptados à idade da criança e desenvolvidos de forma lúdica. Pela forma como a criança brinca, o professor é capaz de analisar como o estudante percebe o mundo e os adultos que estão ao seu redor.

Áreas de conhecimento

Linguagem: o estudante está em fase de desenvolvimento de seu vocabulário. Por meio do contato com uma grande diversidade de estímulos, através de atividades pedagógicas, brincadeiras e relacionamento com outras crianças, vai aos poucos se apropriando de instrumentos que o levarão ao universo da leitura e da escrita. É nesta fase que adquire conceitos de letramento dentro do processo de alfabetização, ou seja, não apenas identifica letras e palavras, mas tem entendimento do que começa a ler.

Matemática: as aulas trabalham o reconhecimento de cores, formas geométricas e identificação de diferenças entre os elementos. O estudante aprende sobre números e quantidades, unidades de medidas, posições (em cima, embaixo…), tamanhos e outros tantos outros aspectos quanto se fizerem necessários ao desenvolvimento dos conceitos matemáticos.

Ciências da Natureza e Sociedade: esta é a área de conhecimento que trabalha a vida em sociedade e apresenta conceitos como compartilhar, respeito e gentilezas dentro e fora da escola, destacando-se a importância de conhecer diferentes culturas e de respeitar e valorizar as diversidades culturais e sociais. Desenvolvemos um trabalho que ajuda a aproveitar os conhecimentos que o estudante já possui e relacioná-los a novas experiências.

Educação Física: o foco da Educação Física é o movimento. O desenvolvimento da criança acontece a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento. É durante as aulas de Educação Física que são provocados estímulos que levam ao desenvolvimento de forma prazerosa, através da brincadeira, do jogo e do esporte.

Inglês: diante da importância do domínio de uma segunda língua no mundo atual, nessa fase o Pentágono dá início aos conteúdos da língua inglesa, proporcionando vivências no idoma por meio do uso de objetos e experiências diárias, de forma interessante e significativa. Para tanto, utilizamos jogos, histórias, dramatizações, vídeos e músicas que contribuem significamente para o aprendizado de novas palavras e ajudam na fixação do vocabulário.

Musicalização: a musicalização proporciona uma enorme riqueza de estímulos sensoriais, que contribuem no processo de construção do conhecimento ao aflorar a sensibilidade, o senso rítmico, a imaginação, a memória, a concentração e a atenção. As experiências propostas através da música ajudam na criação de conexões entre os neurônios da criança, favorecendo a aquisição da leitura e o desenvolvimento de habilidades matemáticas. No âmbito social, favorece a autoexpressão, o jogo cooperativo, a criatividade, o bem-estar emocional e o desenvolvimento da comunicação social, autodisciplina, respeito ao próximo e afetividade além de despertar o gosto pela música. É muito divertido se expressar através do canto e da dança.

Artes: a educação em artes trabalha o pensamento artístico e a percepção estética, desenvolvendo a sensibilidade e a imaginação da criança. A arte possibilita o reconhecimento de várias culturas e seus contextos históricos, por meio do contato com diferentes tipos de obras e seus respectivos autores, despertando sentimentos e emoções que estimulam a criança a expressar-se através de diferentes formas.