INFANTIL

Educação Infantil: de 2 a 5 anos.

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 6 anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Nosso objetivo é socializar, estimular a criatividade, valorizar as atividades lúdicas, o trabalho em grupo, o respeito, o afeto e a cooperação, favorecendo o ingresso ao mundo da leitura e da escrita.

 

Compartilhe

A Prática Pedagógica do Pentágono se baseia em 5 pilares:

1 – Desenvolvimento cognitivo

Nesta fase, cabe à escola proporcionar o desenvolvimento de habilidades relacionadas à compreensão, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc, ou seja, desenvolver habilidades mentais necessárias para que a criança construa o conhecimento sobre o mundo.

2 – Desenvolvimento sócio emocional

São consideradas competências sócio emocionais, autonomia, estabilidade emocional, sociabilidade, curiosidade, perseverança e capacidade de superar fracassos.

3 – Relações de consumo e educação

As atividades propostas no desenvolvimento da educação financeira  trabalham questões-chave para o equilíbrio financeiro, como: orçamento familiar, pesquisas e comparações de preços, discernimento entre gastos necessários e supérfluos e a importância de poupar.

4 – Educação corporal

A motricidade contribui para o desenvolvimento global da criança. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização, recebem um destaque especial no desenvolvimento. Nas atividades de movimento são explorados o esquema corporal, a coordenação visomotora, a lateralidade, a organização e a estruturação espacial.

5 – Educação Ambiental

A Educação Ambiental será desenvolvida com base na vida em sociedade, no contato com a natureza, na observação de fenômenos naturais, na exploração do entorno, na relação com o lixo, no contato com plantas e animais e na preservação do ambiente, despertando o interesse para as questões ambientais.

AÇÕES PEDAGÓGICAS

O Pentágono Kids estabeleceu os seguintes princípios norteadores como ações pedagógicas na Educação Infantil:

 

  • Princípios Éticos: visam o desenvolvimento da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
  • Princípios Políticos: para que as crianças comecem a conhecer e exercitar seus direitos e deveres de cidadão, no exercício da criticidade e respeito à ordem democrática e da preservação dos recursos ambientais;
  • Princípios Estéticos: valorizando e aprimorando a sensibilidade infantil, em consonância com o desenvolvimento da racionalidade; enriquecimento as formas de expressão e o exercício da criatividade. Para tanto utilizamos as diferentes manifestações culturais, especialmente da cultura brasileira e da construção de identidades plurais e solidárias.
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA

Organizamos a rotina das crianças de maneira a contemplar os seguintes CAMPOS DE EXPERIÊNCIA:

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação: Por meio do contato com uma grande diversidade de estímulos, através de atividades pedagógicas, brincadeiras e relacionamento com outras crianças, vai aos poucos se apropriando de instrumentos que o levarão ao universo da leitura e da escrita. É nesta fase que adquire conceitos de letramento dentro do processo de alfabetização, ou seja, não apenas identifica letras e palavras, mas tem entendimento do que começa a ler.

Espaços, Tempos e Quantidades:  A criança aprende sobre números e quantidades, unidades de medidas, posições (em cima, embaixo…), tamanhos e outros tantos outros aspectos quanto se fizerem necessários ao desenvolvimento dos conceitos matemáticos.

– o Eu, o Outro e o Nós: esta é a área de conhecimento que trabalha a vida em sociedade e apresenta conceitos como compartilhar, respeito e gentilezas dentro e fora da escola, destacando-se a importância de conhecer diferentes culturas e de respeitar e valorizar as diversidades culturais e sociais. Desenvolvemos um trabalho que ajuda a aproveitar os conhecimentos que o estudante já possui e relacioná-los a novas experiências.

Corpo, Gestos e Movimentos: O desenvolvimento da criança acontece a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento. São provocados estímulos que levam ao desenvolvimento de forma prazerosa, através da brincadeira, do jogo e do esporte.

Traços, Sons, Cores e Formas: Através do desenvolvimento do pensamento artístico e a percepção estética, desenvolvendo a sensibilidade e a imaginação da criança. A arte possibilita o reconhecimento de várias culturas e seus contextos históricos, por meio do contato com diferentes tipos de obras e seus respectivos autores, despertando sentimentos e emoções que estimulam a criança a expressar-se através de diferentes formas.

Já a musicalização proporciona uma enorme riqueza de estímulos sensoriais, que contribuem no processo de construção do conhecimento ao aflorar a sensibilidade, o senso rítmico, a imaginação, a memória, a concentração e a atenção. As experiências propostas através da música ajudam na criação de conexões neurais, favorecendo a aquisição da leitura e o desenvolvimento de habilidades matemáticas. No âmbito social, favorece a auto expressão, o jogo cooperativo, a criatividade, o bem-estar emocional e o desenvolvimento da comunicação social, autodisciplina, respeito ao próximo e afetividade além de despertar o gosto pela música. É muito divertido se expressar através do canto e da dança.

Inglês: diante da importância do domínio de uma segunda língua no mundo atual, nessa fase o Pentágono dá início aos conteúdos da língua inglesa, proporcionando vivências no idioma por meio do uso de objetos e experiências diárias, de forma interessante e significativa. Para tanto, utilizamos jogos, histórias, dramatizações, vídeos e músicas que contribuem significativamente para o aprendizado de novas palavras e ajudam na fixação do vocabulário.

DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Essa concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social não deve resultar no confinamento dessas aprendizagens a um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo. Ao contrário, impõe a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil

UNIFORME

Uso obrigatório a partir do primeiro dia de aula, atividades pedagógicas, prática esportiva e a participação em eventos ou visitas técnicas programadas pela escola.

O uniforme completo calça ou bermuda, camiseta e blusão  e outros é um importante elemento de identificação dos nossos estudantes, consequentemente, de segurança, razão pela qual o Colégio Pentágono enfatiza sua importância e não abre mão da obrigatoriedade de seu uso diário.

Orientamos os pais para que os estudantes usem um par de tênis, em lugar de “Crocs”, sapatos e sandálias, tênis de rodinha que desprotegem os pés além de serem escorregadios.

 

Contato das malharias autorizadas:

  • Marryjack Confecções:
    R. Xavantes, 160 – Vila Pires – Santo André
    Fone: 4452-2190
    E-mail: marryjackconfec@uol.com.br
  • AMP – Uniformes
    Avenida Aclimação, 277 – Jardim do Estádio – Santo André
    Fones: 4974-5493 / 4973-8439
  • Sam’s Confecções
    Rua Gana 235 – Parque Novo Oratório – Santo André
    Fone: 2324-5908
LANCHE

Os estudantes trazem seu próprio lanche, na lancheira.

De segunda a quinta-feira dê preferência às frutas, lanches com pães variados, sucos, leites em caixas pequenas, iogurte, biscoitos, etc.

Pedimos que salgadinhos e chocolates sejam trazidos somente às sextas-feiras.

Caso não haja aula na 6º feira, este procedimento deve ser realizado no dia anterior.

CANTINA

Os estudantes vão à cantina toda última sexta-feira de cada mês. O serviço de cantina é terceirizado, podendo ser utilizado pelos estudantes na hora do lanche. Os estudantes tem a oportunidade de manusear “seu dinheiro” e fazer suas escolhas para aquisição de seu lanche.

BRINQUEDOS

É permitido ao estudante trazer brinquedo somente às sextas-feiras.

AGENDA ESCOLAR

Um aplicativo que foi desenvolvido para facilitar e agilizar a comunicação entre a escola e pais dos estudantes, substituindo as agendas escolares de papel e os bilhetes que os alunos levam para casa.

Simples, prático e seguro, tornam a comunicação efetiva para os pais acompanharem a vida escolar de seus filhos pela tela do celular ou tablet.

Toda informação que a escola, os pais recebem no celular e em tempo real.

ATENDIMENTO AOS PAIS

Sempre que os pais sentirem necessidade de expor suas dúvidas e ou sugestões, podem entrar em contato através:

Unidade Centro

  • Telefone 4437- 5577
  • Agenda eletrônica
  • E-mails:

Coordenação/ Orientadora Educação Infantil: claudiapestana@www.pentagonoedu.com.br

Direção Pedagógica: solange@www.pentagonoedu.com.br

DIAC: jane@www.pentagonoedu.com.br

 

Unidade Parque

  • Telefone 4977- 4774
  • Agenda eletrônica
  • E-mails:

Coordenação Educação Infantil: gianici@www.pentagonoedu.com.br

Direção: solange@www.pentagonoedu.com.br

Assistente de Direção: rosangela.zanesco@www.pentagonoedu.com.br

DIAC: jane@www.pentagonoedu.com.br

REUNIÃO DE PAIS

Bimestralmente é agendada uma reunião na qual disponibilizamos o relatório de observação do desempenho escolar e avaliação individual do estudante.

PROJETOS PEDAGÓGICOS E CULTURAIS
  • Carnaval
  • Dia das Mães
  • Aniversário de Santo André
  • Festa Junina;
  • Dia dos Pais
  • Folclore
  • Dia das Crianças
  • Datas Cívicas
  • Atividades esportivas e culturais
  • Feira de Ciências
COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO NO COLÉGIO

Para maior aproveitamento do tempo didático de nossos estudantes, os aniversários são comemorados na última sexta-feira de cada mês. A professora envia pela agenda um comunicado contendo o nome dos aniversariantes do mês vigente e contatos telefônicos para que os responsáveis possam combinar entre si a comemoração. A comemoração dos aniversariantes se faz internamente, não sendo permitida a participação da família.

LEITURA COMPARTILHADA

Semanalmente as crianças levam um livro do acervo cultural da turma para ser lido em casa.

VISITAS TÉCNICAS

As visitas técnicas são realizadas durante o ano letivo, de acordo com o conteúdo pedagógico e tem como objetivo desenvolver o senso crítico, trabalhar a postura do estudante de frente a diferentes situações, trabalhar as relações do grupo, e desenvolver vínculos de amizade, cooperação e solidariedade.

SERVIÇOS DE TRANSPORTES

O serviço de transporte de nossos estudantes é feito por pessoas idôneas, contudo o Colégio não tem qualquer vínculo empregatício ou financeiro.

PERÍODO INTEGRAL: Apenas na Unidade Parque

O Período integral oferece:

Almoço, lanche, realização das tarefas de casa, estudo para as avaliações, projetos pedagógicos e culturais, oficinas e recreação.

Os estudantes do período integral têm direito a cursar uma modalidade do esporte extra.

Carga horária: 6 horas

O Período Semi integral oferece:

Almoço, realização das tarefas de casa, estudo para as avaliações, projetos pedagógicos e culturais, oficinas e recreação.

Carga horária: 3 horas

ATENDIMENTO DA SECRETARIA

Unidade Centro: Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 13h e das 17h30 às 21h30.

Unidade Parque: Segunda a sexta-feira: das 7h30 às 18h30

Os Estudantes deverão estar em dia com sua documentação.

Manter o endereço e telefones atualizados.

Na solicitação de documentos deverá ser consultada a tabela de preços vigente e prazos de entrega.

NOSSOS DIFERENCIAIS

1- Suporte prestado por meio de atendimentos altamente especializados, realizados por profissionais técnicos, administrativos e docentes, extremamente qualificados.

2- Sistema de Ensino

Unidade Centro

  • Matutino – Sistema Apostilado Etapa.
  • Vespertino – Material didático FTD ,  com valores de mensalidades reduzidos.

 Unidade Parque

  • Matutino  – Sistema Apostilado Etapa
  • Vespertino – Sistema Apostilado Etapa e Material  Didático FTD  (esse  com valores de mensalidades reduzidos).

3- Agenda Escolar Digital – facilita e agiliza a comunicação, em tempo real, entre escola e responsáveis.

4- Seguro Educacional – garante a semestralidade em caso da perda de renda do responsável financeiro. Basta fazer a adesão no ato da matrícula. sem custo adicional

5- Diretoria de Atendimento à Comunidade – DIAC, responsável pela saúde emocional e social de nossos estudantes. Faz parte da DIAC, uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de psicologia, psicopedagogia e enfermagem.

6- Sala de Bem-Estar, assegura o bem-estar físico dos estudantes e da comunidade acadêmica por meio de ações assistenciais de saúde e educacionais. Durante o ano são realizadas bimestralmente palestras preventivas.

7- Programa Aula DEZ – processo que envolve a coordenação e professores de forma a garantir a qualidade educacional, seguindo os DEZ passos na preparação e aplicação das aulas.

8- QUEM INDICA AMIGO É! : A cada amigo indicado e efetivada, você recebe 10% de desconto, a partir da data da matrícula do mesmo.
O desconto somente terá validade, no caso da apresentação do nome de quem indicou, no ato da matrícula

 

CUSTOS ADICIONAIS

– Livros Didáticos ( Vespertino FTD) ou  Apostila Etapa

–  Lista de material – ENTREGUE NO ATO DA MATRÍCULA

– Livros Paradidáticos (aproximadamente 05) – a LISTA COM OS NOMES DOS LIVROS, é enviada pela agenda eletrônica no início das aulas.

– Eventos (Dia dos Pais/ avôs e Mães/avós, Saídas pedagógicas, Festa Junina e Feira de Ciências)

 Informações, valores e descontos especiais, saiba mais: