Ensino Médio Acadêmico

Novo ensino médio


O Ensino Médio do Colégio Pentágono foi idealizado para atender às necessidades do jovem dos dias de hoje, com uma matriz curricular flexível e alinhada a BNCC, com foco no desenvolvimento de uma visão empreendedora.

O ESTUDANTE PODE ESCOLHER POR CURSAR:

  • Itinerários Formativos Acadêmicos
  • Itinerários Formativos Integrados à Formação Técnica e Profissional

Aqui, o estudante é protagonista da sua trajetória escolar, proporcionando uma formação mais engajada e promissora.
Além de um estudante com competência para passar nos vestibulares, nos preocupamos em formar pessoas empáticas e profissionais completos, preparados para o mundo globalizado!

O Ensino Médio do Colégio Pentágono possui duração de três anos e é composto por uma carga horária de 3.600 horas distribuídas da seguinte forma:

1.800 horas

para o desenvolvimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

1.200 horas

destinadas aos Itinerários Formativos (Técnico ou Acadêmico);

600 horas

de componentes curriculares denominados Eletivas e Projeto de Vida.


ITINERÁRIOS FORMATIVOS:

No Colégio Pentágono, a flexibilização da estrutura dos cursos permite a diversificação de percursos de estudo que são os Itinerários Formativos. Os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais áreas de conhecimento ou na sua formação técnica e profissional.

O estudante poderá escolher os seguintes percursos em seu aprendizado:

  • Itinerário formativo de aprofundamento: destinado aos estudantes que desejam aprofundar sua aprendizagem nas áreas de conhecimento.
  • Itinerário formativo técnico e profissionalizante: destinado aos estudantes que desejam ir além da aprendizagem nas áreas de conhecimento, habilitando-se também para o exercício de uma profissão em nível Técnico.

ELETIVAS:

São atividades complementares à formação geral, inseridas na grade normal e com o objetivo de ampliar o conhecimento e a formação do indivíduo. Os estudantes escolhem estas atividades semestralmente, de acordo com seu interesse e disponibilidade do Colégio. Exemplos aplicados: Robótica, LIBRAS, Microsoft Office, Corpo em Movimento, Teatro, Jogos de Tabuleiro, Eletrônica Maker Etc.

 

PROJETO DE VIDA:

O componente tem como foco a formação integral do estudante, por meio da consolidação e construção de conhecimentos, representações e valores que incidirão sobre seus processos de tomada de decisão ao longo da vida.


CONHEÇA NOSSOS CURSOS DE FORMAÇÃO TÉCNICA:


SIMULADO GERAL:

Os estudantes participam de 4 simulados anuais com correções pela metodologia TRI, com senha específica para acesso na plataforma de simulados, garantindo leituras de resultados de pontuação individuais que permite ao estudante verificar suas prioridades de estudos em cada área de conhecimento, analisando cada questão, nas habilidades e competências de cada conteúdo.

DEPENDÊNCIA/ PROGRESSÃO PARCIAL:

No caso do estudante não conseguir atingir a média final (24 pontos anuais), mesmo após ter passado pelo processo de recuperação final, este poderá ser submetido ao regime de dependência (progressão parcial), sendo permitido o limite de até 2 (duas) disciplinas, a serem frequentadas no ano subsequente, em horário diferente ao frequentado regularmente pelo estudante.

PLANTÃO DE DÚVIDAS:

O plantão de dúvidas é um processo educativo preventivo que auxilia o estudante em suas dificuldades.

Plantões oferecidos:

  • Português
  • Inglês
  • Matemática
  • Química
  • Física
  • Biologia

DIAC:

  • O QUE É?
    Diretoria de Assistência à Comunidade.
  • QUAIS SÃO OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NESSE DEPARTAMENTO?
    Psicóloga, Orientadoras Educacionais e Enfermeiras.
  • O QUE FAZ?
    Atendimentos à comunidade (estudantes, famílias, colaboradores e professores) de teor pedagógico, psicopedagógico emocional;
    Encontros mensais denominados “Vamos Conversar?” com a participação de pais, estudantes, professores e colaboradores;
    Palestras preventivas com os estudantes junto a equipe do Bem-Estar (enfermeiras), sempre com temas voltados para saúde.
  • POR QUÊ?
    Saúde mental e saúde física é a base para um melhor desempenho do estudante, dos nossos professores e colaboradores;
    Compartilhamento de ideias e experiências enriquecem o ser humano;
    Relação harmoniosa ente escola e família, traz segurança e tranquilidade para o desenvolvimento do estudante.

ESTUDO DO MEIO:

São atividades elaboradas pela equipe pedagógica e tem como objetivo levar o estudante a aprender na prática os conteúdos desenvolvidos no ambiente escolar, contribuindo para tornar o ensino mais estimulante e enriquecedor, desenvolver o senso crítico, trabalhar a postura do estudante frente a diferentes situações, trabalhar as relações do grupo, desenvolver vínculos de amizade, cooperação e solidariedade.

 

PROJETOS PEDAGÓGICOS E CULTURAIS:

Os projetos pedagógicos, desenvolvem no estudante a capacidade de contextualizar, questionar, refletir e pesquisar com senso crítico um assunto multidisciplinar, com a proposta de extrapolar os limites da sala de aula, provocando nos estudantes o exercício da produção em grupo, causando, além da aprendizagem, a interação entre vários indivíduos e o que é inerente às relações humanas sociais e profissionais: espírito de cooperação, liderança positiva, proatividade, respeito à opinião alheia.

VESTIMENTAS PARA AS AULAS:

Considerações gerais:

  • É recomendável que as estudantes não utilizem blusas decotadas, curtas e transparentes;
  • Por uma questão de maior segurança não é permitido que os (as) estudantes venham para a escola de chinelo;
  • Não é permitido que os (as) estudantes usem bonés e shorts;
  • Recomendamos que seja utilizada a camiseta do uniforme escolar;
  • Bermudas, vestidos ou saias na altura do joelho.

Aulas em laboratórios

  • Laboratório de Química, Biologia, Física: é obrigatório o uso de avental de manga longa com logo da escola, conforme Normas de Segurança, bem como de calçados apropriados.
  • Unidade Centro: Laboratório de Elétrica, Eletrônica, Projetos Elétricos, Mecânica, Automação e outros: é proibido o uso de shorts, bermudas e acessórios como anéis, brincos, piercings ou outros adereços corporais, conforme Normas de Segurança.

EDUCAÇÃO FÍSICA:

A Educação Física, é um componente curricular, e de acordo com as mudanças propostas para o Novo Ensino Médio, está inserida na Área de Linguagens ( dentro do horário normal de aulas) e dessa forma será parte do aprendizado e projeto proposto na BNCC, desenvolvendo as competências e habilidades para um conhecimento amplo e de qualidade, não focando, apenas, nos benefícios de ordem anatômica, fisiológica e biológica, e sim proporcionando ao estudante desempenho na sociedade de forma competente, responsável, ética, autônoma, cooperativa e criativa. A contribuição da Educação Física na formação desse cidadão está norteada nos valores éticos, estéticos, aptidão física, saúde e qualidade de vida.