Ensino Infantil e Fundamental I

  • O Pentágono, com 55 anos, apresenta em seu Projeto Pedagógico e em sua infraestrutura diversos diferenciais. Abaixo listamos alguns para facilitar a sua escolha:

    1. Desenvolvimento cognitivo: Na fase de seis anos de idade, a criança se caracteriza pelo alto grau de imaginação, curiosidade e pelo desejo de aprender e utiliza como recurso natural suas brincadeiras na construção de sua autonomia e identidade.
    2. Desenvolvimento sócio emocional: São consideradas competências sócio-emocionais, autonomia, estabilidade emocional, sociabilidade, capacidade de superar fracassos, curiosidade, perseverança.
    3. Relações de consumo e educação financeira: As atividades propostas no desenvolvimento da educação financeira trabalham questões-chave para o equilíbrio financeiro, como: orçamento familiar, pesquisas e comparações de preços, discernimento entre gastos necessários e supérfluos e a importância de poupar.
    4. Educação corporal: A motricidade contribui para o desenvolvimento global da criança. Os movimentos, as expressões, os gestos corporais, bem como suas possibilidades de utilização, recebem um destaque especial no desenvolvimento. Nas atividades de movimento trabalhamos esquema corporal, a coordenação viso motora, lateralidade, organização e estruturação espacial.
    5. Educação AmbIental: A Educação Ambiental será desenvolvida com base na vida em sociedade, no contato com a natureza, na observação de fenômenos naturais, na exploração do entorno, na relação com o lixo, no contato com plantas e animais e na preservação do ambiente, despertando o interesse para as questões ambientais.

     

    Sala de Bem estar: A função principal da Sala de Bem Estar do Pentágono é o de assegurar o bem-estar físico dos estudantes e da comunidade acadêmica por meio de ações assistenciais de saúde e educacionais contribuindo, assim, para a manutenção de uma instituição com boas condições de saúde.

    Preço: O melhor custo benefício de Santo André. Nenhuma outra escola oferece tanta qualidade pedagógica com um valor tão baixo.

    Localização: Duas unidades bem localizadas com ampla facilidade no acesso.

    Seriedade: Atendemos todas as exigências e os padrões de qualidade dos órgãos oficiais.

    Tradição: 55 anos de existência.

    Flexibilidade: Propostas pedagógicas inovadoras e vinculadas às melhores práticas de ensino.

    Corpo Técnico Administrativo e Pedagógico: Nossa equipe conta com profissionais amplamente capacitados para o desenvolvimento da educação do seu filho.

    ETAPA: Utilizamos o melhor e mais completo material didático do país.

    Atlética: O Pentágono mantém uma escola de esporte para o desenvolvimento atlético dos nossos estudantes.

    Segurança: Além da portaria com profissionais treinados, nosso prédio possui câmeras de segurança por todos os andares.

    Avaliação Institucional: Todo ano o Pentágono realiza a sua Avaliação Institucional, com ela recebemos informações sobre o andamento do nosso ensino, da entrega e dos resultados dos nossos departamentos, bem como dos nossos profissionais. Com isso, conseguimos todo ano melhorar nossa qualidade.

    Ônibus: Contamos com uma frota própria para levarmos nossos estudantes de uma unidade à outra, passeios e estudos do meio. Isso pensando na facilidade, segurança e baixo custo.

    Eventos: Nossa instituição é a favor dos eventos e comemorações. Entendemos que essa integração escola e família é benéfica aos estudantes. Festas Juninas, Dia das Mães, dos Pais, Feiras de Ciências e Encontros Culturais são algumas das atividades realizadas todos os anos.

     

    Projeto Político Pedagógico

    O Pentágono é uma instituição de ensino com 55 anos de existência, que em 2012 redefiniu sua uma missão, sua visão, sua crença e seus valores. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, deu forma e vida ao Projeto Político Pedagógico – PPP.

    • É Projeto porque previu cenários possíveis e definiu necessidade de ações concretas a executar durante determinado período de tempo.
    • É Político por ter considerado a escola como um espaço coletivo de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos a serem seguidos.
    • É Pedagógico porque definiu e organizou as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.

    Concepção Pedagógica

    O referencial teórico, para a elaboração e execução do projeto pedagógico, baseou-se numa concepção sócio-interacionista, que concebeu a aprendizagem como fenômeno que se realiza na interação com o outro.

    O processo de desenvolvimento cognitivo está centrado na possibilidade do sujeito ser, constantemente, colocado em situações problema que provoquem a construção do conhecimento, a partir de seus conhecimentos prévios, já consolidados.

    O professor em sua prática diária apresenta situações claras sobre o quê, quando, como ensinará e avaliará, com o intuito de possibilitar o planejamento de atividades de ensino para a aprendizagem, de forma adequada e coerente aos objetivos institucionais, além de permitir ao seu filho a compreensão e acompanhamento de seu processo de desenvolvimento. É a partir dessas determinações que planeja a programação diária de sala de aula e, organiza sua intervenção de maneira a propor situações de aprendizagem ajustadas às capacidades cognitivas dos estudantes.

    Nessa concepção o erro também pode ser visto pelo professor como um fenômeno natural de quem está construindo conhecimento e deve ser corrigido continuamente para que o estudante perceba a necessidade de melhorar sua construção.

  • ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Educação Infantil: de 2 a 5 anos.
    Ensino Fundamental: de 6 a 10 anos.

    O Pentágono entende que a chegada da criança no primeiro ano do Ensino Fundamental causa inúmeras ansiedades para os pais e principalmente para a criança. Vontade de aprender, descobrir, conhecer, acompanhadas de algumas inseguranças, questionamentos e incertezas.

    Nesta fase rica da infância, a criança se caracteriza pelo alto grau de imaginação, curiosidade e pelo desejo de aprender e utilizar como recurso natural suas brincadeiras na construção de sua autonomia e identidade. Aqui no Pentágono Kids, nesta fase inicial, ela já pode simbolizar e compreender o mundo, estruturar seus pensamentos e fazer uso das múltiplas linguagens. Paulatinamente a criança terá acesso ao conhecimento e aos elementos da cultura, imprescindíveis para a vida em sociedade.

    No Pentágono Kids, especialmente em relação aos primeiros anos do Ensino Fundamental (Ciclo I), os objetivos educacionais estão pautados nos processos de alfabetização e letramento, no desenvolvimento das diversas formas de expressão e nos conhecimentos que constituem a base fundamental da formação educacional da criança.

     

    AÇÕES PEDAGÓGICAS:

    O Pentágono Kids estabeleceu os seguintes princípios norteadores como ações pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental:

    • Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.
    • Políticos: de reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática e da preservação dos recursos ambientais;
    • Estéticos: da valorização da sensibilidade juntamente com a racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente as da cultura brasileira e da construção de identidades plurais e solidárias.

     

    O QUE A CRIANÇA APRENDE NO PENTÁGONO KIDS:

    Uma criança bem estruturada consegue enfrentar as adversidades da vida de uma forma muito melhor.

    A criança nesta fase escolar aprende a se situar no espaço da escola e da sala de aula e desenvolve a coordenação motora, a linguagem e a sociabilidade, além de entrar em contato com conceitos de leitura, escrita, ciências, matemática e artes, dentre outros conteúdos.

    Função da Escola

    • O foco do Colégio Pentágono é transmitir a formação e a educação em termos de conhecimentos culturais, sociais e éticos.
    • A meta do Pentágono Kids é preparar o estudante para a conquista da autonomia, da identidade pessoal e formação; e a construção do conhecimento seja para a continuidade dos estudos, qualificar para a cidadania e preparar para a vida.
    • O papel da escola na educação também é o de auxiliar os pais, e não tomar para si toda a responsabilidade do desenvolvimento. Quando escola e família agem juntos, é bem maior a chance do estudante se tornar mental e emocionalmente saudável.
    • Se cada um, pais e escola desempenharem seu papel de maneira correta com certeza será bem mais fácil gerenciar o futuro.

     

    COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS:

    Ao final do Ensino Fundamental, o estudante será capaz de:

    • Desenvolver a capacidade de aprender para dominar leitura, escrita e cálculo.
    • Compreender o ambiente natural, social, político, das artes, das tecnologias e dos valores que fundamentam uma sociedade.
    • Adquirir instrumentos e conhecimentos para se obter uma visão crítica de mundo.
    • Fortalecer vínculos com a família e com a comunidade, vislumbrando a solidariedade e a tolerância.

     

    O QUE O PENTÁGONO KIDS OFERECE

    Orientação Educacional:

    Os estudantes têm a possibilidade de aprender a se organizar nos estudos através do departamento de Orientação Educacional. Com um atendimento que envolve reconhecer as formas que podem contribuir para um melhor aprendizado, observando posturas e sentimentos diante do ambiente escolar que possam prejudicar o desempenho estudantil, o Orientador Educacional trabalha juntamente com a família de forma a favorecer o desenvolvimento do estudante em todos os aspectos.

    Acompanhamento Psicopedagógico:

    A profissional da área de psicopedagogia investiga os fatores que possam interferir de forma negativa no desenvolvimento emocional e pedagógico do estudante, prejudicando seu desempenho escolar. Através de observação e investigação junto aos professores e família, acompanha a rotina do estudante, encaminhando-o aos profissionais competentes, caso seja necessário.

    Educação Financeira:

    Com a educação financeira no Pentágono, o estudante desenvolve competências fundamentais para que possa lidar com as questões financeiras com segurança e consciência. O projeto está dividido em seis eixos temáticos: Família, Diversidade, Sustentabilidade, Empreendorismo, Autonomia e Cidadania. As atividades propostas trabalham questões-chave para o equilíbrio financeiro, como: orçamento familiar, pesquisas e comparações de preços, discernimento entre gastos necessários e supérfluos, importância de poupar, etc.

    Material Didático:

    O Colégio Pentágono adota o Sistema Etapa de Ensino, que é considerado o mais forte e melhor estruturado do país. Destaca-se pela abrangência de seu conteúdo e pela adequação às novas e crescentes exigências de conhecimento da sociedade atual.

    Portal:

    O Portal é uma ferramenta de extrema importância de ligação entre família e escola, por proporcionar o acompanhamento diário da rotina escolar do estudante. Através de login e senha, os responsáveis podem se inteirar das atividades feitas durante o período em que a criança permaneceu na escola. E de como interagiu com os conteúdos e colegas neste período.

  • Conhecendo um Pouco Mais

    Coordenação motora

    O estudante desenvolve as coordenações motoras grossa e fina. Com a primeira, é possível localizar as diferentes partes do corpo, bem como situá-lo no espaço. A criança aprende a controlar, por exemplo, a velocidade do andar e conceitos como “em cima/embaixo”, “esquerda/direita” e “frente/trás”.

    A coordenação fina é desenvolvida quando a criança começa a trabalhar com materiais pequenos, tais como massinha e giz grosso. O estudante faz o “movimento de pinça” com as mãos e, com isso, chega ao uso do lápis. A organização do espaço e do tempo também contribui para esse aprendizado do controle do corpo.

    Letramento

    O estudante do 1º ano do Ensino Fundamental aprende conceitos de letramento, tomando contato com o universo da escrita e aprende, por exemplo, como são as letras e que a leitura se dá da esquerda para a direita e de cima para baixo. Ele pode até sair desta etapa lendo e escrevendo. Destaca-se que a alfabetização deve ocorrer no primeiro e no segundo ano do Ensino Fundamental.

    Conteúdos

    Conteúdos de ciências, matemática e artes, dentre outros, são trabalhados com crianças no Pentágono Kids. Eles são adaptados para a idade da criança e desenvolvidos de forma lúdica. Pela forma como a criança brinca, o professor consegue analisar como o estudante percebe o mundo e os adultos que estão ao seu redor.

    Áreas de conhecimento

    • Linguagem: O estudante está em fase de desenvolvimento de seu vocabulário. O contato com uma grande diversidade de estímulos, através de atividades pedagógicas, brincadeiras e relacionamento com outras crianças, vai aos poucos se apropriando de instrumentos que o levarão ao universo da leitura e da escrita. É nesta fase que adquire conceitos de letramento dentro do processo de alfabetização, ou seja, que não só identifica letras e palavras, mas tem entendimento do que começa a ler.
    • Matemática: São aulas que se trabalham o reconhecimento de cores, formas geométricas, identifica-se diferenças, aprende sobre números e quantidades, sobre unidades de medidas, posições (em cima, embaixo…), tamanhos e tantos outros conceitos quanto se fizerem necessários para o desenvolvimento de conceitos matemáticos.
    • Ciências da Natureza e Sociedade: Esta é a área de conhecimento que trabalha a vida em sociedade, o aprender a compartilhar, o respeito e as gentilezas dentro e fora da escola. Destaca-se a importância de conhecer diferentes culturas, respeitar e valorizar as diversidades culturais e sociais. Desenvolvemos um trabalho que ajuda a aproveitar o conhecimento que o estudante já possui e relacioná-los às novas experiências estimuladas nesta fase.
    • Educação Física: O foco da Educação Física é o movimento. O desenvolvimento da criança acontece a partir da integração entre a motricidade, a emoção e o pensamento. É durante as aulas de Educação Física que são provocados estímulos que levam ao desenvolvimento de forma prazerosa através da brincadeira, do jogo e do esporte.
    • Inglês: Diante da importância da aquisição de uma segunda língua no mundo atual, o Pentágono proporciona vivências, introduzindo os conteúdos da língua inglesa, através do uso de objetos e experiências diárias, de forma interessante e significativa. Apresentamos jogos, histórias, dramatizações, vídeos e músicas que ajudam no aprendizado de novas palavras e na fixação de vocabulário.
    • Musicalização: A musicalização proporciona uma enorme riqueza de estímulos sensoriais que contribuem no processo de construção de conhecimento ao aflorar a sensibilidade, o senso rítmico, a imaginação, memória, concentração e atenção. As experiências propostas através da música ajudam na criação de conexões entre os neurônios da criança, favorecendo a aquisição da leitura e o desenvolvimento de habilidades matemáticas. No âmbito social, favorece a autoexpressão, o jogo cooperativo, a criatividade, bem-estar emocional e desenvolvimento da comunicação social, autodisciplina, respeito ao próximo e a afetividade. Desperta o gosto pela música. É muito divertido se expressar através do canto e da dança.
    • Artes: A educação em artes trabalha o pensamento artístico e a percepção estética, desenvolvendo a sensibilidade e a imaginação da criança. A arte possibilita o reconhecimento de várias culturas e seus contextos históricos, através do contato com diferentes tipos de obras e seus respectivos autores, despertando sentimentos e emoções que estimulam a criança a expressar-se através de diferentes formas.

  • Para nós do Pentágono, depois dos pais, o professor é a pessoa de principal referência para o estudante construir princípios e valores que nortearão suas atitudes diante do mundo.

    Nosso corpo docente é formado por profissionais egressos de faculdades de 1ª linha e com ampla experiência, o que garante um papel importante na formação humana.

    São educadores em constante aperfeiçoamento de sua prática e que têm ciência que a própria sala de aula em que leciona é seu maior laboratório de atualização.

    Cabe a esses profissionais, por meio de intervenção pedagógica, propiciar maiores e diversificadas oportunidades para a aprendizagem, tornando-as significativas. A sala de aula nesse sentido é espaço fundamental para impulsionar o estudante a desenvolver conhecimentos que ainda não foram incorporados por ele, e o professor, como ser social, carregado de significados históricos e culturais, aproveita e simula diferentes situações para esse desenvolvimento, numa pedagogia não diretiva, não autoritária, mas sempre intencional, planejada e pautada no diálogo.

 

 

Notícias

Galerias

Blog

 

Informações e Contato
Unidade Centro
Unidade Parque
Últimas Notícias
Siga-nos nas Redes