O curso

O técnico em publicidade desenvolve normalmente atividades profissionais como produtor ou auxiliar de produção, “layout-man”, arte finalista, auxiliar de redação ou diretor de arte.

O Curso que capacita o participante a desenvolver campanhas de comunicação que atendam aos objetivos dos clientes. O aluno vivencia todas as etapas do dia-a-dia de uma agência de publicidade, desde o atendimento e planejamento estratégico, passando pela criação de peças publicitárias e ações interativas, estruturação do plano de mídia, até a contratação de empresas e fornecedores externos.

Acompanha a elaboração de todos os trabalhos gráficos, procura dar forma gráfica harmoniosa à idéia da mensagem publicitária, dá as informações básicas sobre o que deve ser transmitido ao público e é o desenhista ou técnico mais experiente que, numa agência, se responsabiliza pela supervisão de todo o processo de montagem da mensagem publicitária.

 

Horário das aulas:

Manhã: 8h às 11h40

Noite:19h às 22:40

Infraestrutura

Infraestrutura e Laboratórios

  • Biblioteca;
  • Auditório;
  • Laboratórios de Informática;
  • Laboratório de Empreendedorismo;
  • Estúdio de Fotografia.

 

Estágio

O estágio supervisionado não é obrigatório, porém o Pentágono mantém um departamento especializado para dar apoio aos estudantes que desejarem entrar no mercado de trabalho.

 

Pentágono Carreira

É um setor do Pentágono que tem como objetivo buscar oportunidades de empregos efetivos, estágios e programas de trainees, beneficiando diretamente os estudantes do Pentágono, transformando alunos em profissionais de sucesso. Cadastre-se pelo site:

www.pentagonocarreira.com.br

Coordenador: Luiz Antonio de Arruda

carreira@pentagonoedu.com.br

Telefone: 4437-5577

Objetivo

Objetivo

O Curso Técnico em Publicidade do Pentágono tem por objetivo permitir ao estudante o desenvolvimento das seguintes habilidades e competências:

  • Atualização e sintonia com as novas tecnologias, através de agentes humanos que mantenham contato profissional efetivo com as mesmas e de recursos materiais sempre renovados;
  • Percepção do quanto as novas tecnologias mudam os estilos e as práticas operacionais da mídia tradicional e de como elas vem afetando e irão afetar a vida das pessoas, individual ou coletivamente, num novo tipo de sociedade da era da informação;
  • Criação de espaços de discussão, de ensaios e de vivências laboratoriais que contribuam para que os novos profissionais, incluídos aqui os que se atualizam ou reciclam, habituados a buscar, a conviver com a inovação e a participar direta e ativamente da redefinição de conceitos, princípios, meios, padrões e processos de comunicação;
  • Oferecer, a partir de uma base instrumental de informática, representada pela chamada “alfabetização eletrônica” ou pelo natural trânsito entre sistemas operacionais e ferramentas de produção de textos, planilhas e de organização de dados, a possibilidade de desenvolvimento de habilidades ligadas ao uso fluente de softwares avançados, já disponíveis aos profissionais de som, imagem e de comunicação visual gráfica e infográfica;
  • Desenvolvimento das capacidades de leitura e interpretação, bem como de comunicação oral no idioma Inglês, cujas bases já devem estar estabelecidas pelo ensino médio, permitindo fácil acesso à literatura técnica específica, condição indispensável à constante atualização que a renovação tecnológica do processo produtivo requisita dos profissionais, assim como à compreensão e ao uso fluente do farto vocabulário importado que caracteriza as atividades da área.
Perfil Profissional

Perfil Profissional

Ao final do Curso Técnico em Publicidade, o estudante do Pentágono deverá apresentar o seguinte perfil:

  • Criar e produzir peças publicitárias, materiais de apoio a eventos, bem como, prestar serviços de criação e design;
  • Produzir, ainda que na forma de esboços, materiais gráficos e audiovisuais;
  • Atuar no desenvolvimento de planos e estratégias mercadológicas e no desenvolvimento e acompanhamento de pesquisas;
  • Planejar e desenvolver estratégias de mídia e comunicação, fazendo uso da metodologia e legislação, visando solucionar problemas de comunicação;
  • Utilizar todo seu potencial criativo na criação de peças ou campanhas publicitárias;
  • Aprimorar a sensibilidade ética e estética dentro dos contextos de uma peça publicitária;
  • Contatar e negociar com veículos de comunicação para atividades de inserção.

 

Arquitetura Curricular

A estruturação do Curso Técnico em Publicidade do Pentágono permite uma flexibilidade no itinerário formativo, uma vez que os módulos são independentes e certificáveis:

arquitetura-pub

 

Módulos e Certificações

Módulo: Planejamento Publicitário e Mídia
400 horas = 1 semestre e
Certificação:
Auxiliar de Planejamento Publicitário
Marketing Básico
Computação Gráfica I
Criação Publicitária I
Mídia
Redação Publicitária
Psicologia e Ética
Módulo: Criação e Produção Publicitária
400 horas = 1 semestre
Certificação:
Auxiliar de Criação Publicitária
Produção, Vendas e Merchandising
Computação Gráfica II
Criação Publicitária II
Fotografia
Rádio, TV e Cinema (RTVC)
Práticas de Projeto