INOVANDO O JEITO
DE SER TRADICIONAL

Nossa história

A história do Pentágono surge da evolução da Escola de Química Industrial do ABC, fundada em 1960. O nome Pentágono foi escolhido devido ao objetivo da instituição: atender as cinco cidades da região, Santo André, São Caetano, São Bernardo, Mauá e Ribeirão Pires. No ano 2.000, foi fundada a Faculdade Octógono – FOCO – com os cursos de Administração de Empresas com foco em Empreendedorismo e Administração de empresas com foco em gestão de Marketing, além do curso de Turismo.

Em 2005, o Colégio Técnico passou a ser denominado Centro de Educação Tecnológica Pentágono e posteriormente Faculdade de Tecnologia Pentágono, oferecendo os cursos de Mecatrônica Industrial, Processos Químicos e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Atualmente, as unidades Centro e Parque do Pentágono recebem mais de 3.000 estudantes, oferecendo educação completa desde o ciclo da Educação Infantil, passando pelos ciclos Ensino Fundamental e Ensino Médio (Acadêmico e Técnico) até Cursos Técnicos Profissionalizantes, desde sempre reconhecidos pelas empresas da região por sua qualidade educacional.

Os Cursos de Graduação são oferecidos pela FAPEN – Faculdade Pentágono, que pelo segundo ano consecutivo figura entre as cinco melhores faculdades do ABC – 5ª. Melhor em 2015 e 4ª melhor em 2016, de acordo com o índice IGC –MEC. Em nossas unidades, estudantes se transformam em profissionais capacitados e preparados para o mercado de trabalho, prontos para atender à demanda das empresas sediadas na Cidade de Santo André e demais cidades da região (que abrigam importantes indústrias automobilísticas, grandes empresas de telecomunicações, informática, comunicação e serviços, além do polo petroquímico) ou ir mais longe, em busca de novos desafios. Com mais de cinquenta anos de experiência no setor da Educação, O Pentágono é conhecido por essência inovadora que, aliada à sua tradição, o transformou em uma das Instituições de Ensino mais sólidas e respeitadas da região do ABC.

Missão

A missão do Pentágono é proporcionar uma educação de qualidade reconhecida pela sociedade, formando integralmente o  indivíduo para os desafios de um mundo globalizado.

Visão

Ser a principal referência em ensino de Santo André.

Valores

Cooperação Respeito Comprometimento Inovação

Quem é quem

Profª. Solange Feletto Tersariol

Diretora Pedagógica

Graduada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia. Experiência como Educadora há 29 anos, ocupando a Direção do Colégio Pentágono desde 2007.

Prof. Manuel Roberto de Queiroz

Diretor de Período

Químico Industrial. Licenciado pelo M.E.C. DEI, em Química. Colaborador do Pentágono há 52 anos e diretor há 36 anos.

Prof. Claudinei Martins

Coordenador Pedagógico

Graduado em Engenharia Química, Mestre em Química, ocupando o cargo de Coordenador Pedagógico do Ensino Superior.

Profª. Ieda Fernandes Silva

Coordenadora do Fundamental II e Ensino Médio BNCC

Graduada em Pedagogia, com habilitação em administração escolar, supervisão e orientação educacional e pós-graduada em Gestão do Terceiro Setor. Possui experiência na área educacional há 26 anos e ocupa o cargo de coordenadora da Educação Infantil ao Fundamental II desde o início de 2014.

Prof. Marco Antônio Armelin Ferreira

Coordenador Pedagógico

Graduado em Economia, Pós Graduado em Gestão da Qualidade, Administração e Gestão da Produção, Gestão da Tecnologia da Informação e Mestre em Educação, ocupando o cargo de Coordenador Pedagógico do Ensino Superior.

Prof. Ricardo Ichiura

Coordenador Pedagógico

Graduado em Matemática, habilitação em Análise e Programação de Sistemas. Especialização em Gestão e Implantação de EaD. Mestrando em Engenharia da Informação. Experiência na área educacional há 29 anos, ocupando cargo de Coordenador Pedagógico do Ensino Médio e Ensino Técnico no Colégio Pentágono desde 2012.

Profª. Solange Feletto Tersariol

Diretora Pedagógica

Graduada em Pedagogia e pós graduada em Psicopedagogia. Experiência como Educadora há 29 anos, ocupando a Direção do Colégio Pentágono desde 2007.

Profª. Gianici Maria dos Santos

Coordenadora Pedagógica

Graduada em Pedagogia, Bacharel em Administração de Empresas. Experiência como educadora há 36 anos, ocupando o cargo de Coordenadora da Educação Infantil, Fundamental I e II desde 2015.

Profº. Jane Cecilia Perfi Gomes

Diretora de Atendimento à Comunidade (DIAC)

Graduada em Psicologia e Pedagogia, com especialização em Psicomotricidade, Psicopedagogia e Neuropedagogia. (CRP 06/ 21457-3). Experiência como educadora há 19 anos, foi Diretora da Unidade Parque entre 2007 e 2016 e em 2017 passou a desenvolver o trabalho de apoio à comunidade por meio da DIAC – Diretoria de Apoio à Comunidade.