O início do ano letivo chegou, e com certeza os desafios estarão presentes. Muitas coisas novas, pessoas, professora, regras, rotinas, e isso pode trazer insegurança e incertezas aos pequenos, porém, com um trabalho em conjunto é possível passar por essa fase sem traumas.

Escola e família precisam se unir para tornar essa experiência agradável às crianças, para que elas possam adquirir familiaridade com o ambiente escolar.

A segurança e confiança demonstradas pelos responsáveis e educadores são percebidas pelas crianças, e são essenciais para deixá-las mais tranquilas e seguras no ambiente escolar.

E falando em segurança, para os pais que vão deixar as crianças pela primeira vez na escola, lembramos que a despedida deve ser breve e segura. Para muitos pais esse momento pode ser difícil, mas se a criança perceber que a família está demonstrando insegurança ou mesmo algum tipo de culpa, ela pode perceber e também ficar insegura. Confie na escola e nos profissionais.

Conversar com a criança antes do início das aulas e no decorrer dos dias também é importante. Fale sobre o ambiente, professores, outras crianças, atividades desenvolvidas. Tudo isso ajuda na adaptação.

Se perceber alteração no humor da criança nesse período, mantenha-se confiante, isso é normal e com o tempo todos se adaptam. Mas é lógico, mantenha contato com a escola, e se tiver qualquer problema, comunique os professores.

Adaptação no Colégio Pentágono

Nós entendemos que cada criança tem o seu tempo de adaptação e toda a nossa equipe estará sempre à disposição para apoiar e orientar, então pais, podem ficar tranquilos. Nossas portas estão sempre abertas e se tiverem qualquer dúvida ou problema, estamos sempre dispostos a conversar para facilitar e melhorar a adaptação dos nossos pequenos.