Como a participação dos pais influencia na vida escolar dos filhos

Toda criança tem direito à educação, e é a partir daí que ela cria suas opiniões, exerce sua cidadania, cresce, aprende. E para que tudo isso aconteça com ainda mais afinco, é super importante o apoio e participação dos pais ou responsáveis. Você, participa da vida escolar do seu filho?

Perguntar e demonstrar interesse pelo que ele faz na escola é fundamental no processo de aprendizagem da criança. Isso porquê a criança se sente valorizada, e o aprender se torna mais produtivo e natural.

E quando falamos em participar da vida escolar dos filhos não estamos falando apenas de cobrar, pelo contrário. Motivar, valorizar, conversar, ensinar, prestigiar. Isso sim é participar ativamente.

Se envolvendo, conversando quando a criança chega em casa sobre como foi o dia na escola, indo a apresentações, visitando o local, ajudando com as lições você está não só contribuindo para o aprendizado do seu filho, como também para o desenvolvimento de suas habilidades sociais.

Fazendo tudo isso com amor e paciência, mais produtivo ainda. É comprovado, quando a educação familiar envolve menos cobrança e mais carinho, sentimentos como autoconfiança e espontaneidade são favorecidos. Além, lógico, de você também ajudar no próprio desempenho escolar.

E vale lembrar que tanto a escola, como é o caso do Colégio Pentágono, quanto você, cultivam o mesmo objetivo: preparar seu filho para os desafios da vida.

0 Comments

Leave a Reply

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>