Faculdade

  • A Faculdade Pentágono é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Santo André, tendo como missão “proporcionar uma educação de qualidade reconhecida pela sociedade, formando integralmente o indivíduo para os desafios de um mundo globalizado”.

    A Faculdade Pentágono oferece cursos de graduação, pós-graduação e de extensão em diversas áreas do conhecimento.

    Os Cursos de Graduação da Faculdade Pentágono, são organizados com estrutura modular, caracterizada por ser uma unidade de ensino autônoma, certificável, com coerência interna e significado próprio, pertencente a uma proposta de integralização de uma qualificação. Cada módulo apresenta um Projeto Articulador e de Inovação, com temática específica que conduzirá as ações didático-pedagógicas para esta qualificação.

    Como princípio pedagógico, o módulo possibilita além da flexibilização e inovação, a interdisciplinaridade, o rompimento da dicotomia teoria e prática / escola e trabalho, o foco das ações no desenvolvimento das habilidades e competências acadêmicas, almejando num âmbito maior, competências para a vida e para o mundo do trabalho.

    A modularização permite mobilidade curricular, possibilitando que a Faculdade Pentágono incorpore novas formas de aprendizagem e de formação profissional presentes na realidade educacional e social.

  • O   acesso aos Cursos de Graduação da Faculdade Pentágono ocorre mediante aprovação em processo seletivo, segundo normas estabelecidas pelo Conselho Superior, atendendo a legislação vigente.

    Quando da ocorrência de vagas não preenchidas após o processo de seleção e/ou vagas

    remanescentes dos Cursos, a Faculdade Pentágono pode realizar novo processo de seleção e/ou nelas  podem  ser  matriculados  estudantes  transferidos  de  outro  curso  ou  instituição,  ou  portadores de  diploma  de  graduação,  ou  ainda,  serem  abertas  matrículas  nos  módulos  de  seus  Cursos  a estudantes não regulares que demonstrarem capacidade para cursá-las  com proveito,  mediante processo  seletivo  prévio.

     

    Aluno ou Estudante?

    Os  padrões  atuais  observados  na  educação superior  fazem  com  que  os  alunos  continuem alunos. Aluno no sendo de personagem muito dependente do corpo docente, caracterizando-se  por  acentuado  grau  de  heteronomia  (*) acadêmica  e  intelectual.

    *Heteronomia: é um conceito criado por Immanuel Kant para denominar a sujeição do individuo à vontade de terceiros ou de uma coletividade. Se opõe assim ao conceito de autonomia onde o ente possui arbítrio e pode expressar sua vontade livremente.

    No Pentágono, repensamos esta situação e estrategicamente buscamos alterar a situação da quase total dependência acadêmica para um crescente  processo  de  independência.

    Questões   que caminham na direção da organização do trabalho pedagógico   da cooperação, da transparência, do respeito mútuo, do comprometimento e da inovação.

    São estes valores assumidos pelo Pentágono, os vetores estimuladores desta passagem de aluno ao estudante.

    É com orientação dessa natureza que criamos continuamente situações com propriedade de desenvolver   graus   progressivamente mais elevados de autonomia, o que facilitará, no futuro, certa emancipação da sua condição de dependência intelectual.

    O mercado de trabalho atual necessita de pessoas com alto grau de autonomia e de responsabilidade, razão pela qual   aqui   no Pentágono   adotamos a nomenclatura de estudante ao  invés  de  aluno  e  precisamos  do  seu entendimento  e  participação  neste  movimento.

  • O Ministério da Educação publicou em dezembro de 2015 os resultados do IGC – Índice Geral de Cursos.  O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior.

    Das 30 faculdades, centros universitários e universidades instaladas no ABC (Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires), a Faculdade Pentágono está entre as 5 melhores instituições, conforme quadro abaixo.

    mec-top

    Imagem Quadro MEC

  • O regime escolar da Faculdade Pentágono é o modular semestral, sendo o semestre letivo composto por  100  (cem)  dias  de  efetivo  trabalho  acadêmico.  No regime modular semestral, os cursos estão estruturados em módulos e não em séries (regime seriado 1º, 2º,.. Etc.). O módulo é um princípio organizacional e estrutural que se caracteriza por ser uma unidade de ensino autônoma, com coerência interna e significado próprio, pertencente a uma proposta de integralização de uma qualificação parcial ou total. Cada módulo apresenta um projeto articulador e de inovação, que será orientado por um professor com temática específica que conduzirá as ações didático-pedagógicas para esta qualificação.

    Como princípio pedagógico, o módulo possibilita além da flexibilização da trajetória e do percurso de formação, a interdisciplinaridade, o rompimento da dicotomia teoria e prática, o foco das ações no desenvolvimento das habilidades e competências acadêmicas, almejando num âmbito maior competências para a vida e para o mundo do trabalho. Desta forma, há a incorporação constante e natural  de  novas  formas  de  aprendizagem  e  de  formação  profissional  presentes  na  realidade corporativa  e  social,  o  que  se  torna  difícil  no  regime  seriado  com  pré-requisitos.

    Com a modularização, a Faculdade Pentágono formatou uma nova arquitetura curricular, alcançando uma estrutura apropriada para atender às exigências e perspectivas mercadológicas de trabalho.  Ao final de cada módulo você receberá um Certificado de Capacitação Profissional.

    modulos

Informações e Contato
Faculdade Pentágono
  • (11) 4437-5577
  • Av. Cel. Fernando Prestes, 326, Centro, Santo André- SP
Siga-nos nas Redes

Nossos Cursos